Qual a relação entre o perdão e a boa saúde?


Perdoar elimina o stress, controla a pressão arterial e fortalecendo o sistema imunológico, fazendo todas as partes lucrarem.
Perdoar é o ato consciente de abrir mão do ressentimento ou do desejo de vingança contra alguém que, de alguma forma, causou algum mal, isto nada tem a ver com merecimento. Ao contrário do que muitos acreditam, o ato do perdão não é esquecer o ocorrido, mas é livrar-se da dor e da mágoa.
Um número cada vez maior de pesquisas indica que o perdão, traz inúmeros benefícios para a saúde do perdoador. Qualquer pessoa pode se tornar um “perdoador profissional”, através de hábitos como desenvolver a empatia, focar no lado bom das coisas e expressar melhor os próprios sentimentos. Confira abaixo todos os benefícios mentais e físicos de aprender a perdoar:
1 - Perdoar incondicionalmente pode fazer você viver mais Um estudo de 2011 feito nos EUA mostrou que pessoas que praticam o perdão condicional, ou seja, aquelas que só são capazes de perdoar caso a outra parte peça desculpas ou prometa não repetir a ofensa, têm propensão a morrer mais cedo do que os que perdoam incondicionalmente. Os pesquisadores explicaram que o pedido de desculpas pode ajudar a dar um “arranque” no processo, mas se for indispensável, as chances para um perdão verdadeiro diminuem muito. “Aqueles que causam uma ofensa nem sempre vão satisfazer tais condições, e a parte ofendida não tem o poder de fazer com que ocorram”, escreveram.
2 - Perdoar te deixa menos nervoso -  Estar cronicamente nervoso causa efeitos na pressão arterial e no batimento cardíaco, enquanto perdoar de verdade pode levar a uma redução no stress e, portanto, conter o nervosismo. “Existe um enorme peso físico em estar machucado e desapontado”. Persistir no ressentimento, além de aumentar a irritação, também provoca tristeza e sentimentos de perda de controle, ficar preso ao rancor causa aumento em atividades fisiológicas como tensão dos músculos da face, batimento cardíaco, pressão arterial e suor.
3 - Melhora o sono! Perdoar alguém é um verdadeiro remédio que atua em instâncias que vão desde a qualidade do sono até a fadiga, reduzindo sentimentos e patologias prejudiciais à saúde como a tensão, raiva e depressão. Por outro lado, “A limpeza” destas emoções negativas desempenha um papel importante para a manutenção do bem-estar. “O ofendido renuncia às ideias de vingança, e se sente menos hostil, irritada ou chateada a respeito das experiências”,.
4 - Fazer as pazes te ajuda a perdoar a si próprio Quando quem fez algo errado foi você, ser absolvido pela pessoa que você magoou ajuda substancialmente no processo de auto-perdão, foi descoberto também que quem pede perdão por um agravo tem maiores chances de perdoar a si mesmo. “Uma barreira que as pessoas enfrentam para perdoarem a si próprias é que elas pensam que merecem se sentir mal. Nosso estudo descobriu que fazer as pazes nos dá permissão para deixar as coisas passarem”.
5 – Faz bem para o coração O principal motivo é que a prática da indulgência se mostrou capaz de diminuir a pressão arterial em diversas pesquisas. Mostrou que quando uma pessoa perdoa a outra, ambas apresentam redução na pressão arterial. De acordo com os autores, a pesquisa foi a primeira a provar que os “culpados” também são agraciados com um funcionamento fisiológico positivo: quanto mais conciliador for o comportamento da vítima, maior será a queda na pressão dos perpetradores.
Enfim, estes são alguns benefícios para o perdão, mas tenho certeza, que se você conseguir perdoar alguém de verdade, encontrará ainda outros benefícios não listados aqui.
E se você gostou deste assunto, gostará também do artigo que dá dicas para superar seus traumas:

Siga-me nas redes sociais:



Comentários