Persuasão ou manipulação? Qual a diferença?





O que você pensa quando houve falar em persuasão?
Algumas pessoas podem pensar sobre propagandas de TV com técnicas hipnóticas que incitam os telespectadores a comprarem produtos indiscriminadamente ou um vendedor inescrupuloso. Seja o que for que te venha à mente, conscientes ou não, estamos persuadindo e sendo persuadido o tempo todo.
A maioria acreditar que esteja imune à persuasão. Que racionalizamos argumentos de vendedores, compreendemos o que há por trás de um discurso e decidimos racionalmente não sermos influenciados. Mas nem sempre é assim. A Persuasão acontece em um nível mais profundo e além do processo consciente do pensamento e sua influência de alguns fatores.
Pensando nisto, fiz este artigo para ajuda-la.
As técnicas de persuasão, podem sim tornar-se armas de manipulação do outro indivíduo.
Seu uso de forma inadequada podem gerar consequências muito desastrosas, a começar por compras por impulso de produtos que não precisamos e que não são de boa qualidade. Mas persuadir não é a manipular.
A manipulação do outro traz consigo algo específico que o qualifica enquanto tal: a ausência ou supressão de toda dimensão crítica por parte do manipulado, e a aceitação de tal condição por parte do manipulador.
Manipulação não significa uma simples influência ou exercício de poder, mas uma forma toda especifica irracional de exercer a influência desmedida sobre o outro. É o exercício do poder sem legitimação, sem autoridade. A manipulação descarta tudo o que é raciocínio crítico do interessado.
Por outro lado, saber diferenciar persuasão de manipulação, conhecer a diferença entre persuadir e convencer, saber como o cérebro humano se comporta no processo de tomada de decisões é fundamental para poder persuadir alguém adequadamente de forma positiva, também suas boas ideias tenham maior chance de aceitação, suas argumentações serão inteligentes e lógicas, sua capacidade de ter projetos aprovados sejam ampliadas.
As técnicas de persuasão tem sido responsáveis para promover profundas mudanças de hábitos de forma positiva.
Então, o que é Persuasão?
É um processo simbólico de comunicação que tenta convencer outras pessoas a mudarem suas atitudes ou comportamentos em determinado assunto através da transmissão de uma mensagem dentro de uma atmosfera de livre escolha.
Veja que, por definição, a persuasão utiliza-se de um simbolismo que pode ser o uso de palavras, imagens, sons e etc. Passa pela vontade deliberada de quem tenta persuadir a convencer alguém ou um grupo de pessoas a tomar determinada decisão. Porém todos os pontos são utilizados e mostrados de maneira verdadeira e clara.
A diferença entre Persuadir e Convencer
Há uma sutil diferença entre persuadir e convencer. Que diferença é essa? Primeiro, é importante definir que convencer não é manipular ou controlar o outro.  Ao contrário, convencer é “vencer com”, é você, que procura persuadir, se utilizar de argumentos lógicos para, colocando-se do mesmo lado da mesa onde o outro está ajudá-lo a tomar a melhor decisão para ele, não para você.
E aqui persuasão e convencimento andam juntos. A diferença é que, enquanto a persuasão se utiliza de técnicas que trabalham mais a mente subconsciente, o convencimento trabalha mais a razão. Mas há sempre um trabalho conjunto.
E por fim, temos nessa definição um ambiente de livre escolha. Ou seja, algo como autopersuasão. A pessoa toma a decisão não por coerção, mas por livre arbítrio.
Já a manipulação é falsa, rasteira, ela omite, mente, acoberta fatos relevantes para uma escolha sensata do ouvinte, visa mudar a percepção ou o comportamento de outras pessoas através de táticas desleais, enganosas ou mesmo abusivas. Para alcançar seus interesses, muitas vezes em detrimento dos outros, o manipulador usa métodos que poderiam ser considerados exploradores, abusivos, desonestos e enganosos.
Resumindo:
A persuasão vai servir à pessoa persuadida, no caso de uma venda, seja de um produto, serviço ou ideia, o persuasivo irá vender algo que ele realmente acredita que vai agregar valor ao negócio ou a vida de seu cliente ou ouvinte. Um manipulador, por outro lado, concentra-se apenas em si mesmo, ele não está servindo à outra pessoa, ao invés disso faz dele ou dela um alvo para seus próprios fins. Esta é a principal diferença entre persuasão e manipulação.
E se você gostou deste artigo, gostará também de saber qual a base para persuasão que detalho em meu outro artigo: http://www.priscilabrescindi.com/2017/09/o-que-autoestima-tem-ver-com-persuasao.html

Veja também meu vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gA3BziK7oAg


Siga-me nas redes sociais:



Comentários