O poder da gratidão



Há tempos nos perguntamos qual o segredo da felicidade.

Minha resposta pode servir a todas as pessoas: Gratidão.

Os nossos sentimentos são resultado daquilo que pensamos. Por isso estar feliz ou não é resultado do nosso pensamento.

Você pode pensar que está feliz ou que está infeliz. A decisão é sua.

A Gratidão não é apenas a mais rica das virtudes, mas sim a mãe de todas as outras virtudes!

Gratidão, um importante sentimento visto ao longo da história da humanidade em diversas culturas. Até recentemente, pouco se sabia que a habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional.

Está provado cientificamente que pessoas gratas tendem a ser mais felizes, pelo fato de que valorizam mais o que possuem e não fica alimentando a ansiedade em torno aquilo que não tem. Também pessoas gratas a seus companheiros românticos ou amigos têm relacionamentos profundamente satisfatórios, isso por que se sentem emocionalmente mais ligados e, consequentemente, têm menos atritos entre si.

Mas, ser grato a quê, provavelmente você se pergunte enquanto lê este texto. Um exercício fácil é o de “contar as bênçãos”: todos os dias, durante três semanas, escreva uma lista com tudo que você tem de bom na vida, como família, filhos, companheiro, amigos, saúde, trabalho, uma casa para morar, as boas refeições, as habilidades pessoais, carro, entre outros. Tudo o que vier à cabeça, se for positivo, pode entrar na lista. Vendo claramente o que de bom temos, a gratidão começa a florir seus sentimentos, traz a sensação que prevalece dali em diante é a de que temos muito mais do que precisamos para viver, só por este motivo já podemos ser gratos.

O segundo exercício é especialmente poderoso. Pense em uma pessoa, que você goste muito, a quem você seja grato e reserve um dia para escrever uma carta expressando seu agradecimento a ela e pela influência positiva que teve em sua vida. Tente entregar a carta pessoalmente, dando-lhe um forte abraço. Repita isso quantas vezes e com quantas pessoas quiser. O resultado é fantástico e dá uma sensação maravilhosa, tanto para você como para o outro.

Gratos a quem ou a o quê? Isso é você quem vai dizer. Alguns serão gratos a Deus, outros à vida, outros à natureza ou uma pessoa, como o exercício anterior propõe. Certamente, junto com seus esforços e merecimentos, alguma força superior ou alguém especial te presenteou com tudo isso de bom que tens. Portanto, agradeça diariamente, mesmo que mentalmente. Faça suas orações de agradecimentos e encha seus dias de palavras positivas, como: “obrigada, maravilhoso e gratidão”. Elas purificam o corpo e a mente e dão uma sensação de imenso bem-estar.

Não custa experimentar, os benefícios podem ser surpreendentes.

Veja este assunto em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iMMKcun7nRY

Comentários