Como dizer não | Aumente sua autoestima

 


Aprenda a dizer não: ganhe tempo, respeito e uma vida sem tantas chateações e ainda aumente sua autoestima.

 

 

Muitas pessoas acham que ser agradável é algo indispensável em qualquer situação. Por isso, dizem “sim” sempre, mesmo quando estão ocupadas ou sem vontade.

São os bonzinhos! Se a vizinha pede dinheiro emprestado :Sim! O chefe pede que fique até tarde? Claro! O filho pede um novo videogame? Tudo bem!

O bonzinho que diz sim para tudo muitas vezes não é exatamente alguém com um incorrigível bom coração, mas uma pessoa com personalidade insegura, medrosa, carente ou controlador (que não quer ficar por fora de nada).

Quem age assim acha que não será amado pelos outros pelo que ela é, mas só pelo que ele faz. Estas atitudes são sinais de baixa autoestima. Mas, como dizer não?

 

Saiba suas prioridades

 

Antes de dizer sim a tudo, tenha em mente quais são as suas prioridades e quanto tempo você levará para fazê-los: Se, por exemplo, seu objetivo for comprar uma casa, quantas horas a mais você terá que trabalhar para conseguir? Ou ainda, quais novas habilidades você terá que desenvolver para ser promovido ou trocar para um emprego que pague mais? Se sua prioridade é emagrecer, quantas horas terá que treinar ou aprender sobre alimentação natural?

Por isso eu comecei a listar minhas prioridades e coloquei elas visíveis no celular, assim não esqueço o que eu preciso fazer, e ainda mais, monitoro se as minhas prioridades não mudaram tenho meu tempo diário ou semanal do que eu chamo de “Ócio criativo”, é um tempo para refletir se o que eu estou fazendo está me levando para meu sonho ou me afastando.

Tendo bem em mente sua prioridade, é bem mais fácil decidir se sobrará tempo para ajudar as outas pessoas.

 

 

Adie

 

Se o pedido de ajuda for de seu chefe ou de um sócio majoritário, explique que tem algumas prioridades e neste momento não pode fazer o que ele pede. Caso ele insiste, que precisa mesmo de você peça um tempo para terminar suas prioridades e só depois encaixar o pedido.

Muitas vezes pedir um tempo fará que a pessoa desista de lhe pedir e faça ela mesma, se não funcionar, você terá realmente finalizado as suas prioridades para depois ajudá-lo.

 

O outro realmente precisa de mim.

 

 

Se a pessoa que te pediu ajuda for um parente ou um amigo muito próximo e dizer não for ainda mais delicado, eu reflito, será que somente eu posso ajudá-lo? Será que não posso indicar uma outra pessoa para fazer isso? E caso só exista eu mesmo a realizar a tarefa, eu ensino a pessoa como fazer a tarefa para que o meu “Sim”, seja apenas uma vez.

Depois da análise deste pontos eu não tive mais nenhum problema em dizer não, tenho certeza que irão te ajudar também.

 

Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=iAN0Li3Xe4c

 

Sobre a autora: Priscila Brescindi é escritora, palestrante motivacional, youtuber e digital influencer.

Comentários