Como persuadir ou influenciar o seu chefe?


Você quer causar uma boa impressão no seu chefe e persuadi-lo ou influenciá-lo a dar mais valor a seu trabalho e quem sabe promove-la?
Fiz este artigo com algumas dicas úteis para persuadir ou influenciar seu chefe de uma maneira positiva e benéfica para ambas as partes.

Muitas pessoas reclamam que tem dificuldade de influenciar os chefes para mudanças, sejam em procedimentos, especificações de produtos, investimentos ou simplesmente vender a ideia de um novo conceito. Geralmente, a negociação com o chefe é a que mais tira o sono dos profissionais. A pergunta é: como negociar com o gestor sem entrar em uma saia justa? A resposta para esta questão passa, invariavelmente, por uma boa estratégia e uma postura flexível e aberta. Independentemente do porque que você deseja persuadir o seu chefe, seguem algumas instruções de como convencê-lo do que você deseja mudar ou fazer.

Demostre confiança:

Antes de tentar persuadir ou influenciar seu chefe vendendo sua ideia, tenha a convicção de que ele a considera uma pessoa confiável e assertiva, pois na maioria das vezes os chefes rejeitam as pessoas e não suas ideias, isto acontece pois  simplesmente não confiam que elas realizarão um bom trabalho ou que tenham boas ideias, por isso, comece persuadindo ou influenciando seu chefe, vendendo assertividade e confiança.

Demostre conhecimento

O primeiro ponto para persuadir ou influenciar seu chefe é que você deve aprimorar o conhecimento daquilo que você pretende mudar. Seu chefe deve sentir segurança na sua fala, portanto esteja embasado para responder com excelência a qualquer pergunta que ele faça para você. Se o seu objetivo é a liberação de uma verba extraordinária para vinculação uma nova propaganda de marketing, tenha detalhadamente os números de acessos, quem são os leitores, horários de maior visualização e etc. Muitas vezes a informação completa alinhada com a confiança já convence. Deve-se ter também conhecimento das expectativas do seu chefe com respeito a ideia que pretende implantar.

Entenda os interesses do seu chefe

Em contato com alguns gestores, percebi que a melhor maneira de persuadir ou influenciar seu chefe e ouvir um sim dele é calçar os sapatos dele e compreender a motivação que o leva a negar um pedido seu.
Por exemplo, você quer negociar a possibilidade de trabalhar em casa às sextas-feiras e seu chefe reluta em aceitar. Se você, escutando empaticamente, conseguir que seu chefe lhe conte porque disse não a seu pedido, pode encontrar maneiras de satisfazer esse porque e obter um sim:
Se a razão para não deixar você trabalhar de casa é baixa produtividade, você pode pedir para demonstrar que, ficando em casa às sextas-feiras, vai superar os índices históricos de produtividade.
Essa estratégia não obteria resultado se o problema fosse o temor que outras pessoas fizessem o mesmo pedido para ele. Daí a importância de saber o que motiva o seu chefe a negar um pedido seu.

Demostre entusiasmo

Você está totalmente convencido que a sua ideia é extraordinária? Você precisa apresentar o seu projeto com convicção e alegria demonstrando ao seu chefe que a possibilidade de êxito é certa, se você não estiver convencido de que sua ideia é fantástica, provavelmente o seu chefe também não ira achar que ela é. Se possível, apresente antes sua ideia para outras pessoas, talvez elas tragam a luz que devem ser ajustados antes da apresentação final.

Tenha um plano B

Caso não tenha êxito após demonstrar conhecimento e vender sua ideia com entusiasmo, apresente um plano B para testá-la. Caso deseje verba para viajar para outra cidade com o objetivo de aumentar as vendas e não está conseguindo este consentimento, solicite a permissão para fazer ligações a empresas deste novo local oferecendo os produtos por telefone avaliando assim a receptividade, e após colher estes dados diga que apresentará uma planilha demonstrando o interesse ou desinteresse das empresas no produto. Com o plano B você deixa a sua ideia mas atraente para reflexões futuras.

Tenha persistência

Outo ponto muito importante para persuadir ou influenciar seu chefe é não desistir tão facilmente, pois ao persistir você reavalia novas formas de fazer ou até mesmo de refletir se cometeu algum erro nos pontos anteriores. Será que sou de confiança? Será que o conhecimento foi suficiente para vender a ideia proposta? Expressei-me com entusiasmo? Apresentei um plano paralelo para aquilo que desejava?
O poder de influenciar qualquer pessoa está alinhado ao real desejo individual, tal afirmação está alinhada com uma frase popular:
“Quem quer arruma um jeito, quem não quer arranja uma desculpa”
                                                                                                            Priscila Brescindi de Lima

#Persuasão
#Persuadir seu chefe


Comentários