Como lidar com pessoas difíceis ?



Conviver com pessoas difíceis é algo que nem sempre conseguimos evitar, em quase todo lugar encontramos com alguém inconveniente, chato ou difícil de aturar, nos deixando estressados e com mal humor. Em nosso convívio social tentamos não compartilhar o mesmo espaço que esta pessoa, mas num ambiente de trabalho, não é bem assim, então o que fazer? Como lidar com essas pessoas, já sair do emprego não é uma opção? Pensando nisso, decidi escrever um artigo com algumas informações para ajudar você a lidar com esse tipo de pessoa.

As pessoas difíceis estão sempre tentando dificultar as coisas para você e para o resto do mundo? Não pára de reclamar sobre os seus infortúnios e coloca a culpa dos problemas do mundo em qualquer um, menos em si mesmo. Lidar com essas pessoas é como andar por um campo minado, mas algumas dicas podem facilitar a convivência. Confira as dicas de como lidar com pessoas difíceis abaixo:

Conheça seus limites

Lidar com pessoas difíceis requer autoconhecimento e autocontrole. Sabendo até onde você pode aguentar, ficará mais fácil se armar de paciência para as mais variadas situações. Lembre-se de que todos têm limites que não podem ser ultrapassados, procure identificar os seus com clareza. Crie um plano de ação para quando as situações se encaminharem para os seus limites e pratique esse plano cuidadosamente.

Saiba se retirar
Certas situações criadas por pessoas difíceis são impossíveis de serem levadas adiante, pois elas se tornam ofensivas e até mesmo agressivas. Não sustente esse tipo de comportamento, se as coisas tomarem proporções incontroláveis, retire-se. Faça isso com delicadeza e elegância para não agravar ainda mais a situação. Use frases como “sinto muito que você se sinta dessa maneira”, ou “entendo a sua opinião” e dê o assunto por encerrado.

Resista as tentações

Pessoas difíceis são provocativas e querem criar situações desagradáveis. Você precisa resistir à tentação de se deixar envolver nessas ocasiões. Por mais difícil que seja evitar essas discussões, perceba a maneira como você está falando. Se você estiver tentando justificar, argumentar, defender ou explicar o seu ponto de vista, pare. Essa é exatamente a intenção da outra pessoa. As pessoas difíceis não entendem outro pouco de vista e muito menos aceitam a opinião de outras pessoas.
Não discuta, mesmo que você tenha total razão naquela momento. Saia estrategicamente da discussão e sorria.

Seja compreensiva

Embora pareça um conselho absurdo, existe um motivo para que as pessoas se tornem “difíceis de lidar”. Talvez essa pessoa esteja passando por algum problema no momento e essa seja a melhor maneira que ela encontrou para aceitar a situação. Respeite e tente compreender. Isso não significa compactuar com o comportamento dela, mas evite piorar a situação, isso ajudará com certeza. Faça uma análise do que te incomoda na outra pessoa, assim saberá facilmente a contornar a situação.
Não compartilhe com ninguém a sua análise, guarde todos os pontos negativo para si, mas tente pensar em pontos positivo sobre a pessoa, assim os negativos serão minimizados, e se precisar compartilhar sobre essa pessoa com alguém, compartilhe, apenas, os pontos positivos.
Evite assuntos pessoais
Se você não quer nenhum contato com a pessoa difícil, evite fornecer informações suas que possam dar continuidade ao contato, como assuntos pessoais, pontos em comum e avais para futuras conversas, mantenha apenas relações primordiais, aquilo que convém para um bom convívio. Jamais seja desrespeitoso e mal-educado, tente ser ao máximo facilitador e cooperativo;
Não deixe que esta pessoa mude seu humor:
Não se deixe abalar com esta situação, somente você saberá lidar com os acontecimentos internamente, então não deixe que os outros mudem seu comportamento.
Ignore-as.
As pessoas difíceis querem atenção, portanto, depois que percebem que você não dará a elas o que querem, seguirão para outra pessoa que reaja a elas. Fique fora do caminho e evite falar com ou sobre elas.
Os acessos das pessoas difíceis são como os de uma criança. Não dê atenção a elas a menos que eles se tornem perturbadores, perigosos ou ameaçadores. Faça o melhor que puder para evitar irritar as pessoas difíceis ou dar a elas um motivo para perderem a calma.
Agora é só ter jogo de cintura e exercitar a paciência para viver em harmonia, com as pessoas difíceis que os cercam.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais como lidar com pessoas difíceis no trabalho e na vida, acompanhe meus próximos artigos.

                                                                                                       Priscila Brescindi de Lima

#Como lidar com pessoas difíceis
#Fazer amigos com pessoas difíceis
#Pessoas difíceis sobre controle

Siga-me nas redes sociais:

Comentários