Como fazer amigos instantaneamente #Networking para negócios


Nem sempre é fácil encontrar o parceiro (Networking) certo para o seu negócio. Neste poste irei te ajudar a identificar as pessoas que podem alavancar seus negócios e assim fazer parte de seu Networking.
No mundo corporativo é de extrema importância fazer parcerias ou Networking, isso será uma estratégia útil para expandir o alcance de sua empresa ou negócio ou simplesmente de sua reputação para ser promovido.
O que você talvez não saiba é que parcerias de negócios não são firmadas apenas entre empresas, podendo ser entre empresas e colaboradores, lideres e subordinados. Como nem sempre é fácil reconhecer o parceiro ou networking certo. Listei algumas dicas imperdíveis para você se dar bem no quesito Networking a partir de agora!
Saiba identificar possíveis parcerias ou Networkings
Para uma parceria de negócios render bons frutos ela precisa ser vantajosa para todos os envolvidos. Por isso, antes de começar com seu discurso aprenda que cada parte tem a ganhar com essa associação. Quanto mais informação você tiver sobre o seu negócio, ou habilidades, mais fácil convencer possíveis parceiros sobre as vantagens de se associar a você e ao seu produto.
Na hora de fazer networking, identifique quais as competências que faltam a você, quais delas podem ser desenvolvidas internamente e quais poderiam alavancar por meio de parcerias. O seu objetivo aqui é descobrir as práticas que podem ser integradas aos seus processos, para gerar uma vantagem competitiva para o seu empreendimento, ou ascensão de cargo e vice-versa.
No Networking com empresas: Associe-se a empresas que pensam como você 
Quando você já tiver identificado às pessoas e empresas que atuam em determinada área, é hora de pensar em Networking e alianças mais fortes e duradouras. Para isso, você precisa levar em conta os valores e princípios éticos com os quais já trabalha e verificar na sua rede onde eles também se encontram.
Procure líderes e empreendedores que estejam alinhados com seus valores e crenças. Isto refletirá no futuro de suas negociações de forma impactante. Networking com empresas de maior porte com administração tradicional e hierarquia bem definida terão dificuldade de se associar a empresas com horários mais flexíveis e processos menos rígidos, não acha?
Provavelmente você não conseguirá se adaptar à uma cultura muito diferente da sua. Na dúvida se o esforço de adaptação vale a pena, lembre-se do primeiro tópico desse texto: as parcerias só são benéficas quando suprem as necessidades de todos os envolvidos.
O importante aqui é pensar que dentre todos os possíveis parceiro de Networking que você pesquisou, existem alguns que serão aliados estratégicos durante muito tempo. Por isso, é importante que eles tenham a mesma visão de negócios que você, caso contrário, vocês vão discordar em tudo e , eventualmente perder a parceria.
Avalie todos os cenários possíveis
Como Networking envolvem mais de uma pessoa opinando sobre as principais decisões é importante discutir todos os aspectos que dizem respeito à associação, sejam eles subjetivos, legais ou financeiros. Certifique-se de se sentar com seu parceiro para discutir o melhor e o pior dos cenários. Esteja disposto a ouvir e sorria sempre.
E em algumas parcerias de Networking,  ideal é criar um documento formalizando os tópicos principais dessa conversa, como:
·    Quais são as obrigações de cada um
·    Se a associação está atrelada à uma meta específica
·    Como as decisões futuras serão tomadas
·    Como a divulgação será feita
·    Como os parceiros dividirão o lucro (no caso de produtos desenvolvidos em conjunto)  
·    Como dissolver a parceria, caso os resultados não sejam os esperados
Faça networking constantemente
Já ouviu aquele ditado popular: quem não é visto, não é lembrado? Ele também se aplica ao nos negócios. Nesse caso o “ser visto” é o equivalente a ter uma sólida rede de contatos. E para construir essa rede de contatos, você precisará fazer networking.
Sei que  palavra networking ainda é um pesadelo para os mais tímidos, mas ainda é a melhor forma de encontrar parceiros estratégicos para seu negócio ou promoção.
Mas não pense que fazer networking se restringe a comparecer em eventos e distribuir cartões de visita. O bom networking consiste em manter contato com profissionais do seu segmento, e  oferecendo conteúdo que gere valor para essas conexões. Por isso, esteja disposto a ouvir, faça perguntas antes de começar a falar de si, suas capacidades ou sobre seu negócio.

Não basta enviar mensagens de WhatsApp ou e-mails. Para ser lembrado você precisará focar em se doar, acredite, a relevância da sua rede de contatos (Networking) dependerá muito mais da qualidade das conexões que você estabelece do que da quantidade de pessoas que você adiciona. Se você investir em criar um relacionamento duradouro com os seus contatos, perceberá que com o tempo eles se tornarão os maiores seguidores e marketing da sua marca.
Acompanhe meus próximos posts sobre como fazer amigos instanteneamente.
Veja também meu vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=GzVYsXz-Kf8
#Networking
#Como fazer amigos instanteneamente
#Networking para negócios

                                                                              Priscila Brescindi de Lima
Siga-me nas redes sociais:

Comentários